sexta-feira, setembro 09, 2011

Os portugueses no Espírito Santo

Viana-ES
Os portugueses foram os primeiros imigrantes a iniciarem a desvendar a vasta barreira verde que protegia a tão preciosa zona do ouro.

Os primeiros que vieram como imigrantes (falamos assim porque os grupos anteriores eram colonizadores), chegaram entre 1812 a 1814. 

Estes primeiros portugueses se instalaram na região que veio a originar o atual município de Viana. Esse foi o primeiro empreendimento de colonização oficial no Estado do Espírito Santo, que passou a ser denominado como Colônia Agrícola de Santo Agostinho, os primeiros a chegarem no final de 1812 foram os açorianos. O grupo inicial era formado por aprox. 250 indivíduos.

A influencia católica na região posteriormente (aprox. 40 anos depois) causaria uma grande desavença entre os colonos alemães católicos e luteranos.

Mas a maioria dos portugueses entraria mesmo depois de 1890, sendo os navios o Entre Rios, Paranaguá e Colômbia os que mais viagens fizeram trazendo portugueses; originários principalmente das regiões de Beira Litoral, Douro Litoral, Beira Alta e Trás dos Montes. No entanto, esses que vieram posteriormente, embora muito mais numerosos não formaram nenhuma colônia, a grande maioria optou por permanecer na capital, ou foram para o sul do Estado em especial Cachoeiro do Itapemirim.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe me informar os nomes da famílias que chegaram ao ES, mais precisamente em Viana e Cachoeiro de Itapemirim? Eu descendo dos Grijó (Viana) e Carvalho (Cachoeiro de Itapemirim) grata!

    ResponderExcluir
  3. Sou de Cachoeiro de Itapemirim, ES, busco informações sobre Portugueses que se instalaram por aqui, meu Bisavô é Alexandre Rodrigues da Silva, casado com Sebastiana de Jesus, nao sei datas, mas minha avó nasceu em 10/01/1947 Isabel Rodrigues da Silva. Meu contato é 28999081904 ou stanley.borsoi@gmail.com Abração a todos!

    ResponderExcluir