quinta-feira, setembro 08, 2011

Imigração no Estado do Espírito Santo

Antes de entrarmos no assunto imigração propriamente dito, é de suma importância dizer como se encontrava este Estado nos séculos 1800 até 1900. Inicialmente podemos afirmar que o Estado do Espírito Santo foi por anos esquecido, como consequência este pequeno Estado da região sudeste era um grande vazio populacional. 

Avn J Monteiro- Vitória
Por volta de 1824 a população capixaba não passava dos 30 mil habitantes, que se concentrava toda na ilha de Santa Maria e imediações e nas fazendas escravocratas dos barões e grandes fazendeiros do sul capixaba; todo o restante do território local era composto de densas matas virgens e habitado acima de tudo por índios botocudos. Já nos primeiros anos da imigração européia para nosso Estado a população saltou para aprox. 85 mil em 1872, atingindo 1 milhão em 1950. A imigração européia foi essencial para o crescimento deste Estado.

Mas porque este Estado foi por anos esquecido?

A resposta é a mais simples e a mais lógica possível. Devido a sua localização privilegiada, o Estado durante mais de 200 anos serviu como barreira verde de proteção ao acesso fácil ao Estado de Minas Gerais onde nascia o ouro brasileiro para a coroa portuguesa.

A situação muda apenas com o declínio do ouro, posterior República e o nascimento do ouro negro, o café. Somente depois de tudo isso, o Espírito Santo passa a ser visto como um grande vazio populacional e improdutivo, antes era apenas uma barreira verde de proteção ao ouro, onde a única preocupação da coroa era que não se retirasse um tronco se quer e construção de fortes para a proteção local.

Junto a este fator agrega-se também o interesse em ''embranquecer'' a população, algo comum na época em todos os Estados do sul e sudeste e especialmente no sudeste a substituição da mão-de-obra escrava.

Mas de onde vinham este imigrantes?

Eis a lista dos 10 grupos mais numerosos a entrarem no Espírito Santo de 1812 a 1900:
1º - Itália                                 8º - San Marino 
2º - Alemanha                         7º - Holanda
3º - Espanha                            8º - Suíça
4º - Portugal                            9º - Áustria
5º - Polônia                              10º - França

EUA, Bélgica, Luxemburgo e Ucrânia, embora minoritários também formaram grupos significativos. Enquanto: China, Israel, Inglaterra, Venezuela, Argentina, Argélia, Turquia, Grécia, Marrocos, Líbano Chile, Hungria, Romênia, Chile e Suécia não representaram grupos significativos em números.

Nota: é importante lembrar que os ingleses foram muito importantes na Colonização de Iconha, fundando uma importante comunidade inglesa local. Já sírios e Libaneses se tornariam mais numerosos a partir de 1930.

Dentre esses imigrantes os italianos eram maioria absoluta representando 75% da população.






Nenhum comentário:

Postar um comentário