Imigração





Segundo dados da Embaixada Italiana de Brasília, 25 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos. Eles estão espalhados por todos os estados do Sul e do Sudeste do Brasil, sendo quase metade no estado de São Paulo.

Em meados do séc XIX, milhares de imigrantes italianos cruzaram o Oceano Atlântico em busca de uma vida melhor. Muitos vieram com famílias inteiras. A imigração em massa de italianos para o Brasil começou em 1874, quando Pietro Tabacchi (trentino) promoveu uma expedição em sua região de origem trazendo consigo aproximadamente 330 trentinos para a região de Santa Cruz no Estado do Espirito Santo. Imigrantes esses que fundaram a Colônia de Santa Teresa.

Milhares de imigrantes entraram no Brasil, principalmente para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espirito Santo, fazendo com que a colônia italiana no Brasil se tornasse a maior do mundo, atualmente a colônia italiana no Brasil conta com 25 milhões de pessoas distribuídas principalmente nas regiões sul e sudeste brasileiro. No Espirito Santo cerca de 65% da população é de origem Italiana ou possui um antepassado italiano.

O Brasil também recebeu algumas famílias Spillari (veja a lista de entradas), esses Spillari foram inicialmente para os Estados: Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Sabe-se que outros Spillari foram para a Argentina e Guatemala.

Link's relacionados:

- Imigração Portuguesa

- Imigração Italiana no Estado do Espírito Santo

- Burarama e o integralismo

- A colônia de Castelo

- Entradas em portos brasileiros